A Motirõ se fez presente na reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA/PR, ocorrida em Curitiba entre os dias 14 e 15 de dezembro, enviando como representante a cooperada Valdenise Veloso, que vem acompanhando as atividades relacionadas ao conselho. No momento estiveram presentes conselheiros(as) estaduais e representantes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Foi um momento importante para uma melhor inserção e compreensão acerca das atividades, dinâmicas e acúmulos relacionados ao conselho, que trata-se de um espaço de dialogo entre a Sociedade Civil Organizada, o Governo do Paraná e o Governo Federal, de caráter consultivo e que visa a proposição de programas, políticas públicas e ações que contemplem o direito humano à alimentação adequada enquanto componente dos direitos cidadãos. No dia 14 pela manhã as pautas abordadas incluíram informes da Secretaria Executiva e da CAISAN/PR, encaminhamentos para a eleição do(a) Presidente, Vice e a Diretoria Executiva para gestão 2015/2017 e apresentação do…
Sábado, 02 Abril 2016 14:08

Reunião de gestão APRUMPAR

No dia 02 de abril de 2016 a equipe do Projeto Organização Soberana foi até a Sede da APRUMPAR para reunir-se com os membros da Diretoria para mais uma reunião de planejamento da Gestão 2016/2017 da Associação. O objetivo deste encontro era tratar o balanço financeiro da Loja da Associação, e para isto foi realizado uma reunião anterior a esta data juntamente com a Secretária da Diretoria (Vanessa), onde apresentamos a ferramenta GnuCash que será utilizada para a realização dos balanços financeiros da Loja e dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA). Outro ponto de pauta foi a organização da Caminhada na Natureza 2016, onde cada membro assumiu uma tarefa específica para boa realização da mesma. Como encaminhamento do encontro, foi decidido que as próximas reuniões acontecerão na primeira sexta-feira de cada mês, sendo a próxima no dia 06 de maio de 2016.
No dia 30 de março de 2016, membros da Motirõ Sociedade Cooperativa e associados da Associação dos Produtores Rurais do Município de Paranaguá - APRUMPAR realizaram no barracão da Igreja Maria Luiza a primeira Reunião de Planejamento para a Caminhada na Natureza – Circuito Serra da Prata que acontecerá no dia 24 de julho de 2016. Para a condução deste encontro, a equipe Motirõ realizou um estudo baseado na metodologia do Laboratório de Mudanças que teve como objetivo reconhecer a experiência da 1ª Caminhada na Natureza que aconteceu no dia 26 de julho de 2015, afim de levantar os principais problemas a serem superados para a realização da Caminhada deste ano. A experiência da última Caminhada na Natureza foi retratada através de apresentação em power point, onde pudemos visualizar o decorrer de sua organização prévia; o dia da Caminhada, e o pós Caminhada na Natureza (avaliação). Contamos com fotos para relembrar estes momentos, e chegamos ao número de 31 atividades…
No dia 23 de fevereiro de 2016, a equipe do Projeto Organização Soberana recebeu na sede da Motirõ Sociedade Cooperativa membros da Diretoria da Associação dos Produtores Rurais do Município de Paranaguá – APRUMPAR para a realização de sua primeira Reunião de Planejamento da Gestão 2016/2017. Os objetivos do encontro foram: 1 - Estabelecer diretrizes para o desenvolvimento das atividades da APRUMPAR em 2016/2017; 2 - Otimizar esforços e recursos para o fortalecimento da APRUMPAR; 3 - Alinhar as responsabilidades dos envolvidos (Motirõ e APRUMPAR). A reunião seguiu com sua pauta, sendo o primeiro momento destinado a construção dos Planos de Vida de cada membro, onde estes responderam questões sobre sua vida pessoal e sua vida dentro do cotidiano da APRUMPAR. Dentro dos objetivos, a equipe seguiu o cronograma definindo as responsabilidades de cada um dentro da gestão 2016/2017 e apresentou os dados financeiros referentes ao ano de 2015 e a planilha financeira a ser utilizada em 2016/2017. Em busca…
O projeto Organização Soberana tem buscado construir junto com a APRUMPAR e parceiros de novas oportunidades de mercado. A equipe do projeto tem realizado discussões relacionadas a possibilidades de ampliar o horizonte de entregas de alimentos, realizadas pela APRUMPAR. No entanto foi diagnosticado junto aos associados e extensionistas da EMATER a necessidade de qualificar o serviço relacionado aos programas de aquisição de alimentos, para posteriormente realizar a ampliação dos canais de comercialização. Durante a assembleia geral ordinária da associação, foi elencado a necessidade de construir um novo espaço para o recebimento e acomodação dos alimentos, com espaços que separem os produtos in-natura dos produto agroindustrializados. Outro elemento a ser aperfeiçoado é a triagem e logística dos alimentos, visto que no último ano sumiram cerca de 300 caixas plásticas de seus associados. Deste modo, durante o ano de 2016, os associados adotarão como meta, o aperfeiçoamento deste canal de comercialização consolidado, para posteriormente consolidar novos canais de comercialização. Assim, além de…
Se reuniram em assembleia no barracão da colônia Maria Luizaem Paranaguá nos dias 25 de novembro e 14 de dezembro os(as) associados(as) da APRUMPAR, juntamente a seus parceiros dentre eles a Motirõ, a EMATER e a Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), afim de debaterem pautas relativas à associação como a prestação de contas, as entregas do PAA e PNAE para o ano vindouro, a construção de seu novo barracão, a eleição da nova diretoria e o convite para visita técnica à Cooperativa Terra Viva no Assentamento Contestado na cidade da Lapa/PR. A reunião do dia 25 foi iniciada com a prestação de contas, a qual foi organizada pela equipe técnica do Projeto Organização Soberana, acerca da associação referente ao período do primeiro semestre de 2015.Durante a apresentação dos dados financeiros, o coordenador do projeto Organização Soberana apresentou a metodologia que foi utilizada para a sistematização junto à diretoria e ressaltou a necessidade de se formarem novos associados…
Durante o dia 08 de Dezembro, ocorreu a ultima reunião do conselho consultivo do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange. Para iniciar a reunião foram estabelecidas as regras e acordos de convivência, que objetiva dar bom direcionamento da reunião e propiciar a fala de todo os presentes. A primeira pauta do dia foi sobre o plano diretor de Matinhos. Osecretário de urbanismo do município informou que foi cancelada a revisão, pois será necessária a contratação de uma empresa para realizar o diagnóstico/estudo para possíveis mudanças. Em Guaratuba o diagnóstico está pronto e será encaminhado para a diretoria do PNSHL e depois repassado para os conselheiros. As ações realizadas pela diretoria do PNSHL em 2015 foram de fiscalização, vistoria e pesquisa – realizadas por pesquisados terceiros com o apoio da diretoria. Houve a apresentação do projeto de turismo na Baía de Guaratuba, coordenado pela UFPR. Os conselheiros comunitários se interessaram pela proposta. Quanto à revisão dos limites do PNSHL, a proposta ainda permanece sem…
Quinta, 19 Novembro 2015 19:06

Paranaguá recebe reunião do CORDRAP

No período da tarde do dia 19 de novembro, ocorreu no município de Paranaguá, mais uma reunião do Conselho Territorial de Desenvolvimento da Agricultura, Pesca e Artesanato do Litoral Paranaense. A reunião foi organizada em conjunto com uma reunião dos secretários municipais de agricultura e meio ambiente, devido uma mobilização para que os municípios do litoral sejam incluídos na política de regularização fundiária, organizada pelo Governo Estadual. Como encaminhamento deste tema, será organizado uma carta conjunta dos 7 municípios, anexado uma cópia do Plano Territorial de Desenvolvimento do CORDRAP, juntamente com o certificado expedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, de reconhecimento do Litoral do Paraná como um dos Territórios da Cidadania. Posteriormente o presidente do CORDRAP iniciou os trabalhos relatando sobre a necessidade de se realizar um processo de formação de novos conselheiros à nível dos municípios e realizar uma assembleia geral do CORDRAP, onde na ocasião será organizado novo processo eleitoral, afim de renovar a comissão executiva do CORDRAP.…
 O objetivo da visita, realizada no dia 18 de novembro, foi conversar sobre o Curso de Formação de Lideranças organizado pelo professor Roberto Martins, bem como constituir e fortalecer parcerias, presentes e futuras, em prol do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e na efetiva participação politica destes(as) agentes. A conversa foi realizada entre a equipe técnica do Projeto Organização Soberana e o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Roberto Martins de Souza, Engenheiro Florestal e Mestre em extensão Rural, a fim de construir uma parceria para a realização das oficinas relacionadas à Formação de Lideranças, que faz parte de um dos objetivos específicos do projeto – Formação Sócio Política. A realização do curso está prevista para o próximo trimestre, e contará como participantes os associados da APRUMPAR.
 A partir da realização das etapas de Conferências Regionais e Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), foram eleitos(as) delegados(as) para participar da Conferência Nacional. A Motirõ Sociedade Cooperativa, através da cooperada Valdenise Veloso, representou a regional Paranaguá/Litoral na Conferência Estadual e, a partir desta, foi eleita como delegada para participar da V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” é um momento planejado para a convergência entre iniciativas que almejam a erradicação da extrema pobreza no pais. A Conferência Nacional aconteceu na cidade de Brasília entre os dias 3 e 6 de novembro e congregou delegados(as) do Parana e demais estados, dentre eles representantes da sociedade civil, quilombolas, indígenas, população negra, povos de terreiro, entre outros povos e comunidades tradicionais e população em geral, assim como governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores, com o propósito de debater a Política Nacional…
Página 1 de 2